Aparelho Ortodôntico Móvel ?
Mais que a
função de movimentar dentes, ele tem a função de reeducar a musculatura
facial e estimular desenvolvimento ósseo e muscular através de mudança
de postura em que a criança fecha a boca.
Técnicas de Ortopedia funcional (tratamento de aparelho móvel) Podem ser aplicadas em crianças de seis a doze anos. Com ótimos resultados comprovados por trabalhos científicos.
A ortopedia funcional dos maxilares não tem por objetivo a movimentação de dentes diretamente, mais sim a reorganização da musculatura e as funções da boca (respiração, deglutição e mastigação) no qual vai influenciar diretamente a posição dos dentes permanentes e o desenvolvimento ósseo.
6 anos de idade não é muito cedo?
Dependendo da má oclusão ( problema e gravidade em questão), esta pode ser a idade ideal para uma intervenção (Como mordida cruzada, mordida aberta, falta de crescimento mandibular, etc) no qual o profissional irá orientar quando iniciar.
Porém na maioria dos casos inicia-se a partir dos 8 ou 9 anos. Nas imagens a seguir alguns exemplos:
Depois de coloca-lo leva algumas semanas para adaptação da criança com o aparelho móvel. Que na maioria das vezes fica solto na boca para exercer sua função. A criança deve usar o dia todo e também para dormir, tirando apenas para as refeições e higienizações.
O tratamento pode durar de 12 a 24 meses com a colaboração da criança, que em casa deve ser supervisionada pelos pais.
Quando a criança inicia o tratamento bem nova depois da etapa do aparelho móvel da-se uma pausa até a troca dos decíduos (dente de leite) pelos permanentes. Sendo cada caso um caso.
Na dúvida procure um profissional de sua confiança.
Dra. Érica Poliana Estevão
Nenhum comentário:
Postar um comentário