Clareamento dental Caseiro ou de Consultório?
O seu dentista tem uma variedade de opções de produtos de clareamento dental quando ele escolhe um sistema de branqueamento profissional. Um sistema de clareamento profissional é aquele que é aplicado por um dentista num consultório, em contra partida existem os sistemas de Clareamento caseiro que o paciente aplica em casa.
O branqueamento profissional é muitas vezes chamado de Clareamento a laser, mesmo que não seja utilizado o laser. A vantagem é a praticidade de fazer em algumas horas no consultório.
O Clareamento Dental Caseiro é uma das formas mais utilizadas para fazer um branqueamento dentário pois oferece várias vantagens, Por exemplo o custo (preço mais barato) e a conveniência de fazer o branqueamento no conforto da sua casa,Porém há contra-indicação no qual seu dentista irá melhor orienta-lo.
Como funciona o clareamento:
As moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, "quebra" as moléculas dos pigmentos causadores das manchas.
- O dente clareado pode escurecer novamente? Sim. Porem nunca volta como era antes. Após 1 ou 2 anos pode haver a necessidade de fazer a manutenção do mesmo.
- O dente com restauração sofre alteração? Não. restaurações não sofrem efeito do clareamento, portanto, após fazer o clareamento na maioria dos casos há necessidade da troca dessas restaurações devido elas não clarearem junto...
- Posso fazer clareamento em qualquer idade? Não. Alguns dentistas aceitam a partir de 10 anos, porem os mais conservadores somente após os 15 anos de idade.
- O que deve ser evitado durante o clareamento dental? Durante o processo de clareamento os dentes ficam mais permeáveis e é importante evitar algumas substancias durante e até dez (10) dias depois do término do tratamento, especialmente: vinho tinto, cigarro, café, chá preto, beterraba, extrato de tomate, refrigerantes com corantes, no geral tudo que possui um excesso de corantes.
- É garantido que meu dente fique branquinho? Não. Cada dente tem um limiar de clareação, ou seja, vai clarear o tanto que o organismo permitir, de modo que para isso precisa da perfeita colaboração do paciente, em seguir as instruções pedidas pelo dentista.
- Qual marca devo pedir ao meu dentista? nenhuma. Pois todas as marcas são satisfatórias desde que bem empregadas... De modo que seu dentista saberá qual melhor em cada caso.
- Clareadores vendidos em farmácias são eficazes? Depende de cada caso... por não ser um produto individualizado, poderá não exercer resultados satisfatórios, além de casos de inflamação gengival por extravasamento do produto... Ao contrário das propagandas Dentistas NÃO INDICAM!
Casos clínicos :
Dúvidas? Pergunte-nos...
Dra. Érica Poliana Estevão
(44)3031-3888