Se você está pensando em usar aparelho ou já usa mais ainda tem dúvidas a respeito dele, hoje selecionei algumas das dúvidas mais frequentes.
- Como o aparelho fixo funciona?: O aparelho fixo movimenta os dentes pela aplicação de força. A peça que é colada no dente é chamada de Bracket, é ela que permite que o ortodontista aplique uma determinada força através de arcos e acessórios. O arco é o fio metálico que passa pelo bracket e é o principal responsável pela movimentação dentária. As ligaduras conhecidas como "borrachinhas" servem para fixar o arco aos brackets, de forma que em conjunto fazem os dentes movimentarem, corrigindo os problemas estéticos e funcionais da boca.
- Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de tratamento?: Isso dependerá das condições bucais que a pessoa apresenta. Não podendo apresentar cáries, problemas periodontais (sangramentos de gengiva) entre outros problemas. Entretanto, tratando antecipadamente poderá estar entrando posteriormente com o tratamento ortodôntico.
- Quais serão os exames necessários para iniciar o tratamento: o Ortodontista estará pedindo uma série de exames como raio-x específicos, fotos, modelos e estudos complementares para um melhor diagnóstico e plano de tratamento.
- Como os brackets são colados ao dente?: é utilizado um material parecido com os usados em restaurações (resinas compostas) da cor do dente. E a colagem não causa dano algum aos dentes.
- Todo aparelho precisa das borrachinhas para prender o arco?: Não. Pois existem os aparelhos auto-ligáveis que possuem uma comporta e fixa o arco aos brackets dispensando as ligaduras (borrachinhas).
- Pode-se adquirir cáries ou manchas nos dentes por causa do aparelho?: Basta seguir as instruções de higiene do seu ortodontista como por exemplo: escovar após refeições, utilizar fio ou fita dental e manter sempre higienizado. A limpeza é mais difícil durante o tratamento porém só depende do paciente manter os dentes limpos e a gengiva livre de sangramento, mantendo um bom hábito de higienização.
- Ele machuca muito?: No começo enquanto as bochechas e lábios ainda não estiverem acostumados pode ser necessário uso de ceras de proteção para evitar aftas. Ela impede que o aparelho fique em atrito com a mucosa bucal. Depois das primeiras semanas a mucosa se adapta e o incomodo termina.
- Em média quanto tempo dura o tratamento?: Normalmente em torno de 3 anos. Podendo variar de acordo com o caso. O prazo dado pode ser estipulado depois da avaliação feita pelo ortodontista sendo uma previsão e não uma certeza, podendo variar também principalmente com a colaboração do paciente.
- É verdade que tem como fazer manutenção quinzenalmente para acabar mais rápido?: Ao movimentar os dentes, devemos respeitar os limites biológicos, para evitar lesões nas raízes. O importante é obter o resultado dentro do prazo proposto no início do tratamento e que esse resultado tenha estabilidade. Consultas quinzenais ou mensais vai depender do ortodontista e qual problema e em que estágio se encontra o paciente. Normalmente as consultas são mensais.
- Por que algumas pessoas precisam extrair dentes?: Falando de forma simplificada, as extrações são solicitadas quando a pessoa não possui osso suficiente para acomodar todos os dentes. O ortodontista vai extrair ou não dependendo da necessidade do caso. Extrair dente é um ótimo recurso quando bem indicado. E quando não efetuado pode comprometer e levar o tratamento ao fracasso.
- Os dentes podem sair da posição depois que o aparelho fixo for removido? eu vou precisar usar aparelho de contenção? : No momento em que o cliente e o ortodontista concordam que o resultado final foi alcançado, o aparelho fixo é desativado por aproximadamente seis meses a fim de permitir a recomposição óssea em torno das raízes dos dentes. Após este período, o aparelho é removido e substituído por um aparelho de contenção, que deverá ser usada pelo tempo determinado pelo ortodontista para manter a estabilidade do tratamento.
Dra. Érica Poliana Estevão.